segunda-feira, 16 de agosto de 2021

“O Fio Vermelho”: Emocione-Se Com Esta Belíssima Lenda Oriental

Amai Ito (...) ou “O Fio Vermelho do Destino” é uma lenda de origem chinesa e, de acordo com o mito, no momento do nascimento, os deuses amarram uma corda vermelha invisível nos tornozelos daqueles que estão predestinados a tornarem-se “almas gêmeas”. Deste modo, aconteça o que acontecer, passe o tempo que passar as duas pessoas que estiverem interligadas, fatalmente irão se encontrar!
“Um fio invisível conecta os que estão destinados a conhecer-se…
Independentemente do tempo, lugar ou circunstância…
O fio pode esticar ou emaranhar-se,
mas nunca irá partir.”
— Antiga crença chinesa



Akai Ito significa “Fio Vermelho”, a lenda teve origem na China, durante o Período Hokuso. Segundo a versão chinesa, a divindade a cargo do “fio do destino”, acredita-se ser Yuè Xià Laorén (muitas vezes abreviado para “Yuelao”), um antigo deus lunar “casamenteiro”. A deidade é representada por um velho, conhecido como o “deus do amor e do casamento”, e aparece somente sob o luar. Dizem que Yuelao vive na Lua ou no “Yue Ming” (mundo obscuro, equivalente ao “Hades” da mitologia grega). Sendo este, o deus responsável por colocar o fio do destino nos humanos.

A lenda chinesa original diz que, quando uma pessoa nasce, os deuses amarram um fio vermelho (invisível para os humanos) nos tornozelos dos homens e mulheres que estão predestinados a tornarem-se “alma gêmea”. A pessoa com quem estamos fadados a passar o resto da nossa vida, não importando a situação.
Acredita-se, que quanto mais longo for o fio, mais longe e tristes as pessoas destinadas estarão, e vice versa… (Quanto mais curto for o fio, mais perto e mais felizes as pessoas destinadas estarão). De acordo com a crença, não importa quantos relacionamentos tenhamos, pois só viveremos a “experiência do verdadeiro amor” com a pessoa que estiver na outra ponta do Fio Vermelho.

O mito, desde então se espalhou por toda a Ásia, tendo sido incorporada ao folclore destas regiões, sofreu pequenas modificações.
No Japão, onde a lenda tornou-se um mito popular, a linha que conecta as almas gêmeas passou a ser associada ao dedo mindinho, sendo também chamada de Unmei no akai ito (....), que significa “Corda vermelha do destino”. Como na versão chinesa, a história fala sobre um fio invisível que é amarrado no dedo mindinho de duas pessoas que estão destinadas a viverem juntas para sempre. É como uma ligação espiritual que representa o amor eterno.
Ao se espalhar, a lenda se dividiu em diferentes versões, mas as mais conhecidas até os dias atuais são as versões chinesa e a japonesa.